Pesquisa
Acesso
Login:
Senha:


Voltar Próximo
Talk-show CBN c/ CORTELLA e TAS e lançamento Basta de cidadania obscena!

Data: 30/03/2017 as 19:00h
Livro: BASTA DE CIDADANIA OBSCENA!
Local: Teatro Eva Herz - Livraria Cultura - Av. Paulista, 2073 - São Paulo/SP

Se a cidadania pode ser definida como o conjunto de direitos e deveres individuais, garantido por instituições justas, visando ao bem coletivo, a prática, no entanto, tem mostrado que nem sempre é assim – ou, pelo menos, não para todo mundo. Neste livro, o filósofo Mario Sergio Cortella e o comunicador Marcelo Tas conversam sobre o tema de um ponto de vista pouco convencional. Aqui, eles expõem o avesso da cidadania, aquela que não é ética, decente, e sim vexatória – obscena.
Hoje, observa-se muitas vezes que a cidadania se caracteriza mais como inclusão precária, vide os inúmeros problemas que enfrentamos no Brasil com saúde e educação, por exemplo. Diante disso, os autores apontam possíveis mecanismos de enfrentamento a esse cenário fraturado. Entre as questões que trazem para discussão, eles avaliam o papel social dos formadores de opinião na promoção da cidadania e na consequente recusa ao obsceno, especialmente em nossa era digital. E questionam: com as redes sociais, será que de fato participamos mais ativamente como cidadãos? Entre a intenção e a adesão às causas boas, como se insere a prática concreta?

Sobre os autores:

Marcelo Tas

É jornalista e comunicador de TV, com vários prêmios no Brasil e no exterior. Entre suas obras, destacam-se o repórter ficcional Ernesto Varela e a série infantil Rá-Tim-Bum (TV Cultura). Também participou da criação do Programa Legal e do Telecurso (TV Globo). Atualmente, apresenta o Papo de Segunda, no GNT.

Mario Sergio Cortella

Nascido em Londrina (PR), 1954. Filósofo e escritor, tem mestrado e doutorado em Educação pela PUC-SP, onde atuou como professor titular por 35 anos (1977-2012). É professor convidado da Fundação Dom Cabral (desde 1997) e lecionou na GVpec da FGV-SP (1998-2010). Foi secretário municipal de Educação de São Paulo (1991-1992), tendo antes sido assessor especial e chefe de gabinete do Prof. Paulo Freire. É autor de diversos livros nas áreas de educação, filosofia, teologia e motivação e carreira.


Voltar | Próximo

.