Pesquisa
Acesso
Login:
Senha:


Professor de educação física e a construção do saber (O)
Autor: Cecília Maria Ferreira Borges
Editora: Papirus Editora
Edição: 01
Área: Educação
Coleção: Magistério: Formação e trabalho pedagógico
Código: 978853080499
ISBN: 85-308-0499-6
Lançamento: 20/02/1998
Ano 1ª Edição: 1998
Acabamento: Colado e costurado
Encadernação: Brochura
Nº Páginas: 176
Orelha: Sim
Público Alvo: Professores e alunos de Educação Física
Preço de Capa: R$ 29.00
Peso (Kilos): 0.22

Sinopse

A autora investiga a trajetória de vida do professor de educação física. A análise mostra a diversidade de fatores implicados na opção pela profissão, na construção do saber docente e na prática pedagógica, como por exemplo: referências escolares e esportivas, conhecimentos adquiridos no curso de formação, experiências vivenciadas nas instituições escolares, o lugar da educação física no currículo escolar, entre outros. Livro de grande interesse para os profissionais comprometidos, direta ou indiretamente, com a qualificação de professores.

Sumário

PREFÁCIO APRESENTAÇÃO PARTE I - A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA E A PROFISSÃO DOCENTE 1. A PRÁTICA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES 2. A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA A origem e os currículos das escolas de educação física Os debates acerca da formação do professor de educação física 3. A PROFISSÃO DOCENTE E A CONSTRUÇÃO DOS SABERES A crítica ao modelo da racionalidade técnica As facetas da prática pedagógica 4. CARACTERIZAÇÃO DO ESTUDO O professor de "vida dupla" e a construção do saber docente O contexto e os sujeitos investigados A coleta e a análise dos dados PARTE II - A FORMAÇÃO E A PRÁTICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA 5. AS TRAJETÓRIAS DOS PROFESSORES Os caminhos trilhados por Rogério e João 6. AS TRAJETÓRIAS E A CONSTRUÇÃO DO SABER A escolha da profissão A trajetória acadêmica e os saberes da formação A entrada no mundo do trabalho Pessoas e grupos que marcaram suas trajetórias Os estágios da carreira docente 7. NA TRILHA DA INSTITUIÇÃO: A PRÁTICA PEDAGÓGICA E A CONSTRUÇÃO DOS SABERES DO PROFESSOR O poder educativo das instituições: Os diferentes contextos de trabalho de Rogério e João A prática pedagógica dos professores As condições de trabalho nas instituições Os grupos de referência: As relações de parceria no trabalho CONSIDERAÇÕES FINAIS A construção do saber docente: A difícil relação teoria e prática na formação dos professores REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

.