Sinopse
A autora investiga a trajetória de vida do professor de educação física. A análise mostra a diversidade de fatores implicados na opção pela profissão, na construção do saber docente e na prática pedagógica, como por exemplo: referências escolares e esportivas, conhecimentos adquiridos no curso de formação, experiências vivenciadas nas instituições escolares, o lugar da educação física no currículo escolar, entre outros. Livro de grande interesse para os profissionais comprometidos, direta ou indiretamente, com a qualificação de professores.
Sumário
PREFÁCIO
APRESENTAÇÃO
PARTE I - A FORMAÇÃO DO PROFESSOR
DE EDUCAÇÃO FÍSICA E A PROFISSÃO DOCENTE
1. A PRÁTICA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
2. A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA
A origem e os currículos das escolas de educação física
Os debates acerca da formação do professor de educação física
3. A PROFISSÃO DOCENTE E A CONSTRUÇÃO DOS SABERES
A crítica ao modelo da racionalidade técnica
As facetas da prática pedagógica
4. CARACTERIZAÇÃO DO ESTUDO
O professor de "vida dupla" e a construção do saber docente
O contexto e os sujeitos investigados
A coleta e a análise dos dados
PARTE II - A FORMAÇÃO E A PRÁTICA DO
PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA
5. AS TRAJETÓRIAS DOS PROFESSORES
Os caminhos trilhados por Rogério e João
6. AS TRAJETÓRIAS E A CONSTRUÇÃO DO SABER
A escolha da profissão
A trajetória acadêmica e os saberes da formação
A entrada no mundo do trabalho
Pessoas e grupos que marcaram suas trajetórias
Os estágios da carreira docente
7. NA TRILHA DA INSTITUIÇÃO: A PRÁTICA PEDAGÓGICA E A CONSTRUÇÃO DOS SABERES DO PROFESSOR
O poder educativo das instituições: Os diferentes contextos de trabalho de Rogério e João
A prática pedagógica dos professores
As condições de trabalho nas instituições
Os grupos de referência: As relações de parceria no trabalho
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A construção do saber docente: A difícil relação teoria e prática na formação dos professores
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
|