Pesquisa
Acesso
Login:
Senha:


Altas habilidades/superdotação, inteligência e criatividade: Uma visão multidisciplinar
Autor: Angela Virgolim/Elisabete Konkiewitz (orgs.)
Editora: Papirus Editora
Edição: 01
Área: Educação
Coleção: Catálogo geral
Código: 9788544900055
ISBN: 978-85-449-0005-5
Lançamento: 31/10/2014
Ano 1ª Edição: 2014
Acabamento: Colado e costurado
Encadernação: Brochura
Nº Páginas: 480
Orelha: Sim
Público Alvo:
Preço de Capa: R$ 96.00
Peso (Kilos): 0.69

Sinopse

Essa obra reúne o conhecimento e a experiência de profissionais e estudiosos das mais diversas áreas, como psicologia, educação, neurociências e medicina, para refletir e discutir sobre a superdotação, a inteligência e a criatividade humanas. Os autores buscam elucidar mitos, confrontar e analisar teorias, modelos e perspectivas, além de discutir propostas práticas de atuação que visam fomentar o desenvolvimento das habilidades individuais durante a infância e a adolescência.
O leitor obtém assim uma visão com a amplitude e a profundidade que são inerentes à complexidade dos temas, mas com uma linguagem transdisciplinar, que possibilita a compreensão, o encontro e o diálogo entre diferentes saberes. O livro se destina aos profissionais da educação, da psicologia e da saúde, mas também a todos os interessados no desenvolvimento emocional e cognitivo do homem e que acreditam na importância da implementação de caminhos sociais e políticos para a sua estimulação.

Prêmio Jabuti 2015 - Educação e Pedagogia

Sumário

INTRODUÇÃO

PARTE 1 - VISÃO GERAL DA INTELIGÊNCIA

1. A INTELIGÊNCIA EM SEUS ASPECTOS COGNITIVOS E NÃO COGNITIVOS NA PESSOA COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: UMA VISÃO HISTÓRICA
Angela M.R. Virgolim

2. NEUROBIOLOGIA DA INTELIGÊNCIA, UM DESAFIO ÀS NEUROCIÊNCIAS
Elisabete Castelon Konkiewitz

3. AVALIAÇÃO PSICOMÉTRICA DAS HABILIDADES COGNITIVAS: RELAÇÃO ENTRE INTELIGÊNCIA E CRIATIVIDADE
Tatiana de Cássia Nakano

4. ARTE E MÚSICA COMO ESSÊNCIAS DA INTELIGÊNCIA HUMANA
Paulo Estêvão Andrade e Olga Valéria Campana dos Anjos Andrade

5. NEUROEDUCAÇÃO E INTELIGÊNCIA: COMO AS ARTES E A ATIVIDADE FÍSICA PODEM CONTRIBUIR PARA A MELHORA COGNITIVA
Alfred Sholl-Franco, Tatiana Maia Barreto e Talita S. de Assis

6. O ESTUDO DAS FUNÇÕES NEUROPSICOLÓGICAS ENVOLVIDAS NA AQUISIÇÃO DA LEITURA
Wânia Cristina de Souza e Kátia Estevão Rodrigues da Silva

7. A EDUCAÇÃO BILÍNGUE E SUAS IMPLICAÇÕES NA APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA
Simone Aparecida Capellini e Giseli Donadon Germano

8. O PAPEL DA NUTRIÇÃO NA COGNIÇÃO INFANTIL
Thalise Yuri Hattori, Andréa Pereira Vicentini e Maria Cristina Corrêa de Souza

PARTE 2 - A SUPERDOTAÇÃO

9. A CONCEPÇÃO DE SUPERDOTAÇÃO NO MODELO DOS TRÊS ANÉIS: UM MODELO DE DESENVOLVIMENTO PARA A PROMOÇÃO DA PRODUTIVIDADE CRIATIVA
Joseph S. Renzulli

10. ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NO TRANSCURSO DA VIDA: DA INFÂNCIA À ADULTEZ
Juan José Mouriño Mosquera, Claus Dieter Stobäus e Soraia Napoleão Freitas

11. AS CARACTERÍSTICAS SOCIOEMOCIONAIS DO INDIVíDUO TALENTOSO E A IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS
Jane Farias Chagas-Ferreira

12. O.K., A PRÁTICA TRAZ A PERFEIÇÃO, MAS O QUE SUSTENTA A PRÁTICA? ASPECTOS MOTIVACIONAIS E EMOCIONAIS DA APRENDIZAGEM EXPERT DE UMA PERSPECTIVA PSICANALÍTICA
Afonso Galvão e Anna Carolina M.L. Ribeiro

13. DESAFIOS NA IDENTIFICAÇÃO DE ALUNOS INTELECTUALMENTE DOTADOS
Eliana Santos de Farias e Solange Muglia Wechsler

14. PENSAMENTO E CRIAÇÃO NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA: APORTES TEÓRICOS E SUGESTÕES PRÁTICAS
Christina Cupertino, Denise Arantes e Mariangela Fabiane Melcher

PARTE 3 - APLICAÇÕES EDUCACIONAIS

15. SUPERDOTAÇÃO E CURRÍCULO ESCOLAR: POTENCIAIS SUPERIORES E SEUS DESAFIOS DA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Vera Lucia Palmeira Pereira

16. SUPERDOTAÇÃO E CURRÍCULO
Maria Clara Sodré S. Gama

17. PLANO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO INTEGRADO AO PLANO INDIVIDUAL DE ENSINO COM VISTAS À ACELERAÇÃO DE ESTUDOS: SUGESTÃO ADAPTADA DO MODELO DE JOSEPH RENZULLI
Cristina Maria Carvalho Delou

18. O FAZER MATEMÁTICA NA ESCOLA E O DESENVOLVIMENTO DA INTELIGÊNCIA: A CRIATIVIDADE REVELANDO CAPACIDADES COGNITIVAS
Cristiano Muniz

19. ACELERAÇÃO: MAIS RÁPIDO NÃO É SINÔNIMO DE MELHOR
Susana G.P.B. Pérez

.