Pesquisa
Acesso
Login:
Senha:


Cultura digital e escola: Pesquisa e formação de professores
Autor: Monica Fantin / Pier Cesare Rivoltella (orgs.)
Editora: Papirus Editora
Edição: 01
Área: Educação
Coleção: Papirus educação
Código: 9788530809638
ISBN: 978-85-308-0963-8
Lançamento: 30/07/2013
Ano 1ª Edição: 2012
Acabamento: Costurado e colado
Encadernação: Brochura.
Nº Páginas: 368
Orelha: Não
Público Alvo: Educadores.
Preço de Capa: R$ 72.90
Peso (Kilos): 0.43

Sinopse

Esse livro reúne trabalhos de professores e pesquisadores do Brasil e da Itália que atuam no espaço de intersecção entre cultura, comunicação e educação. Eles investigam crianças e jovens na cultura contemporânea, formação docente e usos das tecnologias na escola.
Obra dividida em três partes, a primeira atualiza as discussões sobre mídia-educação, revendo conceitos a fim de fortalecer teórica e metodologicamente esse campo em construção. A segunda parte destaca os usos das mídias e tecnologias na escola com base em pesquisas desenvolvidas com professores em diferentes contextos, instigando a reflexão sobre os diversos aspectos da formação e de suas competências profissionais. Por fim, a terceira parte analisa temas como jovens em rede, software livre e formação, cidadania, comunicação e práticas colaborativas nos espaços da educação formal e não formal, e seus desafios para a necessária transformação da escola no atual cenário de mudanças da cultura digital.

Sumário

APRESENTAÇÃO

PARTE I:
RETROSPECTIVAS, TENDÊNCIAS E INSERÇÃO CURRICULAR

1. RETROSPECTIVAS E TENDÊNCIAS DA PESQUISA EM MÍDIA-EDUCAÇÃO NO CONTEXTO INTERNACIONAL
Pier Cesare Rivoltella

2. MÍDIA-EDUCAÇÃO: CONTEXTOS, HISTÓRIAS E INTERROGAÇÕES
Maria Luiza Belloni

3. MÍDIA-EDUCAÇÃO NO CURRÍCULO E NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
Monica Fantin

PARTE II:
RESULTADOS DE PESQUISAS

4. CULTURA DIGITAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: USOS DA MÍDIA, PRÁTICAS CULTURAIS E DESAFIOS EDUCATIVOS
Monica Fantin e Pier Cesare Rivoltella

5. MÍDIA E ESCOLA: REPRESENTAÇÃO DOS PROFESSORES E REFLEXÃO PARA UMA NOVA FORMAÇÃO EM MÍDIA-EDUCAÇÃO
Alessandra Carenzio

6. AS TECNOLOGIAS ESTÃO NAS ESCOLAS. E AGORA, O QUE FAZER COM ELAS?
Tania Maria Esperon Porto

7. FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NOS NÚCLEOS DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL: CONTEÚDOS E METODOLOGIAS
Elisa Maria Quartiero

PARTE III:
EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS

8. JOVENS E MESTRES EM REDE
Maria Apparecida Mamede-Neves e Flavia Nizia Ribeiro

9. SOFTWARE LIVRE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PARA ALÉM DA DIMENSÃO TÉCNICA
Maria Helena Silveira Bonilla

10. COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA, MÍDIA-EDUCAÇÃO E CIDADANIA
Luzia M. Yamashita Deliberador

11. PRÁTICAS INVESTIGATIVAS E FORMATIVAS EM MÍDIA-EDUCAÇÃO: TRÊS OLHARES PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR
Carolina Borges Souza Guntzel, Fernanda Lino, Izolete S. Santos, Lenice Cauduro, Marlene Backes, Maria Febrônia S. Strazzer, Monica Fantin, Rosane Maria Kreuch, Rosimar Jose e Suleica Kretzer

ANEXOS


.