Sinopse
Esse livro reúne trabalhos de professores e pesquisadores do Brasil e da Itália que atuam no espaço de intersecção entre cultura, comunicação e educação. Eles investigam crianças e jovens na cultura contemporânea, formação docente e usos das tecnologias na escola.
Obra dividida em três partes, a primeira atualiza as discussões sobre mídia-educação, revendo conceitos a fim de fortalecer teórica e metodologicamente esse campo em construção. A segunda parte destaca os usos das mídias e tecnologias na escola com base em pesquisas desenvolvidas com professores em diferentes contextos, instigando a reflexão sobre os diversos aspectos da formação e de suas competências profissionais. Por fim, a terceira parte analisa temas como jovens em rede, software livre e formação, cidadania, comunicação e práticas colaborativas nos espaços da educação formal e não formal, e seus desafios para a necessária transformação da escola no atual cenário de mudanças da cultura digital.
Sumário
APRESENTAÇÃO
PARTE I:
RETROSPECTIVAS, TENDÊNCIAS E INSERÇÃO CURRICULAR
1. RETROSPECTIVAS E TENDÊNCIAS DA PESQUISA EM MÍDIA-EDUCAÇÃO NO CONTEXTO INTERNACIONAL
Pier Cesare Rivoltella
2. MÍDIA-EDUCAÇÃO: CONTEXTOS, HISTÓRIAS E INTERROGAÇÕES
Maria Luiza Belloni
3. MÍDIA-EDUCAÇÃO NO CURRÍCULO E NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
Monica Fantin
PARTE II:
RESULTADOS DE PESQUISAS
4. CULTURA DIGITAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: USOS DA MÍDIA, PRÁTICAS CULTURAIS E DESAFIOS EDUCATIVOS
Monica Fantin e Pier Cesare Rivoltella
5. MÍDIA E ESCOLA: REPRESENTAÇÃO DOS PROFESSORES E REFLEXÃO PARA UMA NOVA FORMAÇÃO EM MÍDIA-EDUCAÇÃO
Alessandra Carenzio
6. AS TECNOLOGIAS ESTÃO NAS ESCOLAS. E AGORA, O QUE FAZER COM ELAS?
Tania Maria Esperon Porto
7. FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NOS NÚCLEOS DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL: CONTEÚDOS E METODOLOGIAS
Elisa Maria Quartiero
PARTE III:
EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS
8. JOVENS E MESTRES EM REDE
Maria Apparecida Mamede-Neves e Flavia Nizia Ribeiro
9. SOFTWARE LIVRE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PARA ALÉM DA DIMENSÃO TÉCNICA
Maria Helena Silveira Bonilla
10. COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA, MÍDIA-EDUCAÇÃO E CIDADANIA
Luzia M. Yamashita Deliberador
11. PRÁTICAS INVESTIGATIVAS E FORMATIVAS EM MÍDIA-EDUCAÇÃO: TRÊS OLHARES PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR
Carolina Borges Souza Guntzel, Fernanda Lino, Izolete S. Santos,
Lenice Cauduro, Marlene Backes, Maria Febrônia S. Strazzer, Monica Fantin,
Rosane Maria Kreuch, Rosimar Jose e Suleica Kretzer
ANEXOS
|