Pesquisa
Acesso
Login:
Senha:


Formação de educadores ambientais (A)
Autor: Mauro Guimarães
Editora: Papirus Editora
Edição: 03
Área: Educação
Coleção: Papirus educação
Código: 9788530807504
ISBN: 85-308-0750-2
Lançamento: 22/05/2007
Ano 1ª Edição: 2004
Acabamento: Colado e costurado
Encadernação: Brochura
Nº Páginas: 176
Orelha: Sim
Público Alvo: Professores e estudantes na área de Meio Ambiente e pessoas que se interessam por essa temática
Preço de Capa: R$ 47,90
Peso (Kilos): 0,2150

Sinopse

A Educação Ambiental (EA) já é uma demanda da sociedade e vem se tornando uma realidade institucional. Isso se reflete no cotidiano escolar, em que os professores desenvolvem várias ações de Educação Ambiental.
Tendo em vista observações empíricas e o contato com outros profissionais da área, Mauro Guimarães entende que há uma fragilização das práticas pedagógicas de Educação Ambiental, o que reafirmaria a hegemonia de uma proposta educacional conservadora. Nessa obra, são analisadas as causas e as consequências de tal fragilização mediante um estudo de campo realizado em duas escolas, com o acompanhamento de professores que buscavam inserir a dimensão ambiental em suas práticas.
Percebe-se assim que, em virtude de uma armadilha paradigmática, ocorre uma limitação compreensiva da realidade, processo que conduz a uma falta de ousadia. Ao final, são apresentados alguns parâmetros para a formação de educadores ambientais, visando sua instrumentalização para uma práxis educativa que contribua na construção da sustentabilidade, em um movimento de transformação para uma nova sociedade.

Sumário

PREFÁCIO - AS DESAFIANTES NOVIDADES DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: HÁ UMA GENERALIZADA INCOMPREENSÃO DO SIGNIFICADO DAS CORRENTES PEDAGÓGICAS?
Philippe Pomier Layrargues

PRIMEIRAS CONSIDERAÇÕES
1. CONSTRUINDO O PROBLEMA
2. EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SEUS CAMPOS DE DISPUTA
3. REFLETINDO O PROBLEMA
4. A FORMAÇÃO CRÍTICA DE EDUCADORES AMBIENTAIS
ÚLTIMAS CONSIDERAÇÕES

BIBLIOGRAFIA
ANEXO - EDUCADORES AMBIENTAIS: EIXOS FORMATIVOS

.